Apesar do inverno no Brasil não ser tão rigoroso como em algumas partes do mundo, é inegável o fato de que a maioria das pessoas sofre nos dias mais frios, afinal, as casas de alvenaria e com piso frio, usuais em território nacional, são excelentes durante o verão por serem mais frescas, porém no inverno deixam a desejar no quesito aquecimento.
Para aquecer o ambiente, foram selecionadas as melhores dicas, técnicas e aparelhos que serão mostrados nesse artigo, com a finalidade de transformar a casa em um local mais aconchegante e acolhedor mesmo quando os termômetros mostram temperaturas não muito atraentes.
Da decoração aos aquecedores: Casa mais elegante e aquecida
Engana-se quem acredita que para manter a casa aquecida no inverno é preciso fazer grandes mudanças estruturais ou investir muito dinheiro. Algumas mudanças simples e a incorporação de aparelhos e detalhes na decoração e interior do imóvel fazem muita diferença e não demandam grandes investimentos.
Segue dicas a seguir de como manter sua casa mais aquecida no inverno:
- Tapetes, cortinas, mantas e almofadas:
Incorporar esses elementos, todos confeccionados com tecido, é ideal para manter o ambiente mais aquecido e a explicação é simples, os tecidos mais grossos e encorpados funcionam como isolantes térmicos e evitam a perda de calor para o meio;
- Janelas, portas e frestas:
Para evitar a passagem de correntes de ar e, consequentemente, o esfriamento dos cômodos e ambientes, é recomendado isolá-los, dessa forma o ar frio não entra e a casa fica mais quentinha. Manter portas e janelas fechadas é o ideal, já as frestas das janelas podem ser vedadas com plástico e as das portas com twin-door;
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como usar aquecedor ou se perguntam se um aquecedor elétrico gasta muita energia. Para a primeira dúvida, é importante salientar que os aquecedores elétricos são indicados para serem usados internamente e podem ser encontrados em diversos modelos, tais como os portáteis, que são fáceis de instalar e podem ser levados para diversos cômodos dentro de casa.
Já com relação ao gasto energético, vale lembrar que o mercado vem se atualizando cada vez mais e já é possível encontrar modelos econômicos e que não pesam na conta no final do mês. Alguns cuidados, porém, são indispensáveis, como a higienização do aparelho, mantê-lo fora do alcance das crianças e sempre liga-lo quando há alguém por perto;
- Aquecedores a gás
Modelos como o Patio Heater são ideias para uso externo, como jardins e quintais, e funcionam a base de GLP, propano ou butano, a depender do modelo escolhido. Há também os modelos menores, de mesa, conhecidos como chapéus de calor e muito eficientes para aquecer ambientes de grandes extensões;
- Velas
Além de charmosas, as velas são muito úteis para aquecer os ambientes, porém é preciso usá-las longe de materiais inflamáveis e sempre na presença de adultos. Após sair do ambiente, as velas devem ser apagadas e nunca abandonadas acesas para não correr o risco de incêndios e propagação das chamas.
Em nossa loja disponibilizamos de técnicos especializados para auxiliar nesse assunto, onde o cliente pode tirar dúvidas e ter mais informações mais detalhadas do produto.