AQUECIMENTO DE ÁGUA, SOLAR OU À GÁS?

\"\"

Os dois sistemas de aquecimento são ótimos e eficiente quando são bem dimensionados. A diferença está no princípio de funcionamento da fonte de energia e economia.

Aquededor solar:

\"\"

Fonte de energia para gerar o aquecimento de água solar

Vai depender da presença do sol, para que o mesmo forneça radiação para os coletores solares, sejam eles coletores planos ou tubos à vácuo, por onde são captados os raios solares, transformando a energia solar para energia térmica e transferindo a água quente para o reservatório, através do sistema termossifão (gravidade) ou bombeamento, conhecido como circulação forçada, onde uma mini-bomba de água comandada por um módulo eletrônico CDT (central diferencial de temperatura) acionado por dois sensores, sendo que, um fica alojado na parte superior do coletor solar e outro, na parte inferior do reservatório solar. Uma vez essa água quente armazenada no reservatório, ele também tem a função de manter essa água aquecida durante um bom período, como se fosse uma garrafa térmica, é por isso que o reservatório também precisa ter um bom isolamento térmico entre o tanque interno e o acabamento externo.

Economia com aquecimento de água solar

No dia que se instala o aquecimento solar, você já começa a ter economia para aquecimento de água, seja para banho ou piscina. Pois a fonte geradora de energia é gratuita e inesgotável, exceto nos dias em que a incidência dos raios solares são menores, por exemplo, nos dias chuvosos ou nublados em que realmente a ausência dos raios solares é total. Mas você continua tendo água quente através de uma resistência elétrica que já vem instalado de fábrica no reservatório solar, que é acionado através de um termostato mecânico bimetálico de encosto, que fica encostado na chapa do próprio tanque do reservatório, de onde ele detecta a temperatura, se é necessário desligar ou ligar a resistência para repor a temperatura ideal de uso, ou seja, você nunca ficará sem água quente. E você ainda poderá otimizar ainda mais o consumo elétrico para obter mais economia instalando um timer com pelo menos quatro eventos de horário para o período de quando mais se usa água quente.

Aquecedor à gás:

\"\"

Fonte de energia para gerar aquecimento de água à gás

Os aquecedores à gás tem como fonte principal para gerar aquecimento térmico através do gás GN (gás natural), conhecido também como gás encanado (gás de rua), ou o gás GLP (gás liquefeito de petróleo), podendo também ser encanado, mas é popularmente conhecido como gás de botijão, ou ainda como gás de cozinha.

Economia com aquecimento de água à gás

Dependendo da taxa do gás que é negociada, principalmente do gás natural, costuma ser mais viável utilizar o gás para aquecimento de água, através dos aquecedores de passagem, caldeiras e centrais térmicas. A vantagem do aquecimento à gás, é que ocupa pouco espaço físico se comparado com o aquecimento solar. Por exemplo, em apartamentos não é possível aquecimento solar, devido ao grande espaço que se ocupa, exceto quando pode usar a área útil da cobertura se for de uso coletivo, então é o lugar mais apropriado para se instalar o aquecedor solar, e ainda pode colocar o aquecedor á gás como apoio do aquecimento solar para aqueles dias chuvosos ou nublados que o sol não atinja a temperatura ideal ou não suporta a demanda nos horários de pico.

Desenvolvemos projetos personalizados para cada cliente.

Paulucy Eletros

Paulucy Eletros

A Paulucy Eletros nasceu com o objetivo de oferecer soluções completas para sua casa ou empresa, contando com soluções de sustentabilidade e conforto térmico. Atualmente temos uma loja física localizada na cidade de São Bernardo do Campo.

Deixe seu comentário

CONHEÇA NOSSA LOJA VIRTUAL

Temos uma loja virtual repleta de novidades para sua casa ou empresa. Trabalhamos com as melhores marcas de:
Aquecedores
Acessórios
Climatização
Eletros
Pressurizadores
Bombas de água
Utilidades domésticas
Casa e jardim
Saúde, Esporte e Lazer
...e muito mais.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Tudo online, rápido e sem compromisso. Entre em contato conosco.

SIGA NOSSA PÁGINA

Copyright © 2024 – Blog.PaulucyEletros.com.br
Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por:
Socialrush | Marketing Digital