Nos dias mais frios, dar um mergulho numa piscina gelada não é nada convidativo, não é à toa que muitos proprietários buscam alternativas para aquecer a água e desfrutar de momentos agradáveis com a família e amigos ou praticar de esportes mesmo durante o inverno.
Porém, algumas dúvidas sempre surgem como determinar a temperatura piscina aquecida ou avaliar quanto custa aquecer uma piscina. Para sanar essas e outras questões, serão apresentadas informações úteis para profissionais da área de instalação e manutenção de equipamentos, bem como para donos e donas de piscinas que desejam mais conforto na hora de usufruir essa estrutura.
Conforto e bem-estar
A temperatura da água varia de acordo com os usuários e a finalidade na utilização da piscina. Por isso, para determina-la, é preciso levar em consideração fatores como a idade dos banhistas, se ela será usada para prática de esportes, recreação ou relaxamento.
- Entre 25°C e 28°C: Indicada para uso em piscinas olímpicas e durante a prática de esportes por parte de atletas de alto nível, essa graduação permite que a temperatura corporal do nadador se mantenha em equilíbrio;
- Entre 29°C e 30°C: Indicada para prática de esportes aquáticos de baixa intensidade e recreação, essa temperatura proporciona bem-estar e não exige tanto do metabolismo. Também é recomendada para banhistas a partir dos dois anos de idade;
- Entre 31°C e 32°C: Além de ajudar a aliviar dores corporais e facilitar o relaxamento muscular em adultos e crianças, é ideal para bebês de até dois anos de idade, pois não entra em conflito com temperatura corporal.
Dispositivos para aquecer as piscinas
Atualmente, é possível encontrar no mercado diversos tipos de aquecedores para piscina, eles variam de acordo com o consumo de energia, o método e a velocidade de aquecimento. Os mais buscados são:
- Trocador de calor ou bomba de calor: É o método mais buscado, pois possui baixo consumo energético, cerca de 3Kw por hora, e seu mecanismo de funcionamento é simples, ele retiram o calor da atmosfera e o transfere para a água e demora cerca de 36 horas para aquecê-la por completo;
- Aquecedor elétrico: É o segundo mais popular dentre os equipamentos para aquecimento de água das piscinas, porém seu consumo energético é mais alto, 24kw por hora. Esse tipo de aquecedor suga parte da água e a conduz para um reservatório, após aquecê-la, ela é bombeada novamente para piscina. O processo completo leva cerca de 20 horas;
- Aquecedor solar: Apesar não consumir energia elétrica, sua instalação é mais cara e deve ser feita a parte, o que significa que a energia produzida por ele, não poderá ser usada no restante da casa. A energia solar, após ser transformada em calor, aquece a água que circula no tanque e depois retorna à piscina.
Além desses, há também os aquecedores a gás, porém eles não são tão populares e funcionam por meio da queima de Gás GLP e Gás GN. Para uma escolha acertada, o mais indicado é contar com bons profissionais e equipamentos de qualidade, que poderão ser usados durante longos períodos.
Em nossa loja disponibilizamos de técnicos especializados para auxiliar nesse assunto, onde o cliente pode tirar dúvidas e ter mais informações mais detalhadas do produto.