A imagem acima é meramente ilustrativa de um aquecedor Rinnai modelo REU-1602 FFA – de fluxo balanceado.
O aquecedor de água Rinnai modelo REU-1602 FFA possui capacidade de vazão de 20 litros por minuto, tanto em gás GLP e gás GN, e dá para atender por exemplo, uma residência com dois chuveiros (duchas) com vazão de 8 a 10 litros por minutos ou duas duchas (chuveiros) com vazão de 5 a 7 litros por minuto e uma torneira de baixa vazão.
O modelo de aquecedor Rinnai acima é do tipo fluxo balanceado, isso quer dizer que este modelo de aquecedor pode trabalhar em ambientes fechados, inclusive, até mesmo dentro do banheiro.
A imagem do aquecedor acima é meramente ilustrativa do modelo Rinnai REU-3201 FFA-BE – de fluxo balanceado.
Existe também este modelo de aquecedor Rinnai REU-3201 FFA-BE com capacidade de vazão de 42 litros por minuto em gás GLP e vazão de 43 litros por minuto em gás GN, também funciona com fluxo balanceado e tem uma capacidade de oferta maior, podendo atender uma residência com até 4 duchas(chuveiros) de 8 litros por minuto simultâneamente. Então, estes dois modelos acima são os recomendados e tem aprovação das companhias fornecedoras de gás, pois ambos podem trabalhar em ambientes fechados, sem colocar em risco a vida das pessoas, e trabalham em conformidade com as normas vigentes e este modelo pode ser usado tanto para exaustão forçada ou como fluxo balanceado.
A imagem acima é meramente ilustrativa de um aquecedor Rinnai modelo REU-E210 FEHD, com capacidade de 21 litros por minutos em GN ou GLP com exaustão forçada.
Este aquecedor da marca Rinnai modelo REU-E210 FEHD é o mais novo lançamento da Rinnai com 3 estágios no queimador, e a sua faixa de ajustes de temperatura vai de 32 a 45 graus, isso faz toda diferença na questão de economia, principalmente naqueles dias mais quente, e sem perder a qualidade de um banho bem gostoso e relaxante. Ele possui exaustão forçada através de uma ventoinha que retira todo monóxico de carbono para área externa, e tem a vantagem que mesmo naqueles dias de bastante ventos, não irão influenciar no funcionamento do mesmo, ou seja, não haverá refluxo pelo duto de exaustão, fazendo com que tenha oscilação da chama. Este aquecedor atende satisfatoriamente até duas duchas de 8 a 10 litros por minuto simultâneo.
A imagem acima é meramente ilustrativa de um aquecedor Rinnai modelo REU-105 BR tipo exaustão natural.
O modelo de aquecedor Rinnai REU-105 BR é do tipo de exaustão natural com capacidade para 10 litros por minuto, e a exaustão do monóxico de carbono deste aquecedor é totalmente diferente do tipo de exaustão forçada e o de fluxo balanceado, os aquecedores de exaustão natural normalmente possui diâmetro da gola da saída para o duto da chaminé superiores aos demais modelos citados acima, para facilitar a saída dos gases, e estes modelos de aquecedores de exaustão natural devem se seguir rigorosamente as normas conforme o manual de instalação, porquê caso ao contrário, poderá haver refluxo de ar pelo duto do chaminé, e isso irá influenciar na qualidade do banho.
Em nossa loja temos disponível um técnico específico para auxiliar neste assunto esclarecendo todas as dúvidas no Fale Conosco onde o cliente poderá solicitar informações mais detalhadas, e lá também você encontrará outras formas de contato com o nosso departamento técnico.
OBS: Nos próximos posts do blog, vamos falar dos modelos e aplicações dos aquecedores de água à gás Rinnai do tipo exaustão forçada e exaustão natural. Fique de olho!
4 DICAS IMPORTANTES PARA USUFRUIR O MÁXIMO DE ECONOMIA E BENEFÍCIO DO SEU AQUECEDOR DE ÁGUA À GÁS:
DICA 1: Sempre dê preferência em adquirir duchas que possui os crivos mais finos, pois consome menos água.
DICA 2: Procure não exceder mais do que 10 minutos em cada banho.
DICA 3: Faça pelo menos uma vez a cada ano as manutenções preventivas e corretivas do seu aquecedor de água à gás, como revisões e limpeza da câmara de combustão, os queimadores, os bicos de injeções, ventoinha, configuração da placa eletrônica conforme os parâmetros do fabricante.
DICA 4: Verifique periodicamente se o duto de exaustão do monóxico de carbono que retira o gás queimado do aquecedor para a área externa se já apresenta alguns pontos de furo, caso apresente, substitua o mais rápido possível para evitar que haja vazamento no ambiente interno, e as pessoas poderão inalar comprometendo a sua saúde.