Chegou a hora de construir ou reformar seu imóvel e, pensando em economia, você decidiu investir em um aquecedor de água a gás, pela possibilidade de uma redução nos gastos com água e energia. Ele pode sim ser uma grande ajuda, porém pode se transformar em um grande pesadelo se não for o modelo ideal para as suas necessidades.
Muitos consumidores se dizem insatisfeitos com seus aquecedores a gás, isso por que eles muitas vezes são comprados às pressas ou escolhido pelo menor preço. Não cometa esse erro. Eles funcionam e podem ser realmente muito econômicos quando escolhidos de forma correta.
Como definir o modelo ideal
O primeiro passo é analisar corretamente os pontos de consumo que deseja utilizar, pois isso definirá o modelo ideal. Abaixo algumas dicas sobre os aquecedores ideais para cada tipo e necessidade. Vamos lá:
- Os de 8 litros são ideais para banheiros com apenas um chuveiro
- Os de 10 a 15 litros são ideais para banheiros que comportam mais de uma torneira como um chuveiro e/ou uma banheira.
- Os de 22 a 26 litros tem a capacidade para comportar dois banheiros separados e com duchas de até 10 litros.
- Já os de 30 a 37 litros podem atender até três banheiros separados com duchas de até 10 litros cada.
Outro ponto a ser considerado é a distancia entre o aquecedor e os pontos de consumo. Quanto mais longe maior será a perda de temperatura. Se a distancia mínima entre o ponto e a caixa não for a mais adequada, será necessária a pressurização da rede hidráulica.
Tipos de aquecedores.
Os aquecedores de água a gás por acumulação – a água é aquecida previamente em um reservatório. Geralmente indicados para grandes volumes de água quente. Como os aquecedores Rheem, que possui uma capacidade de até 150 litros, maior durabilidade e conservação de temperatura da água aquecida por muito mais tempo.
Os aquecedores de água a gás por passagem – este aquece a água ao mesmo tempo em que utiliza a torneira de água quente. Se a preferencia é por um aquecimento instantâneo de água, este é o modelo ideal, pois não precisam reservar a água.
Os modelos mais comuns de aquecedores de passagem são os de exaustão natural, com piloto e acendimento automático.
- Exaustão natural. Onde os gases expelidos pela queima na combustão saem por chaminé. Existem dois tipos de exaustão natural, que devem ser escolhidos de acordo com as necessidades do consumidor.
- Com piloto. Estes possuem uma chama piloto que fica acesa durante o tempo de funcionamento de aquecedor. Além de não usarem energia elétrica.
- Acendimento automático. Funcionam com pilhas comuns para sua ignição. Acendendo e apagando de acordo com o uso.
Pronto, agora você já pode escolher seu aquecedor com mais facilidade. Não se esqueça de pesquisar e comparar preços, em nossa loja disponibilizamos de diversos modelos do mercado e técnicos especializados para atender todas as suas dúvidas.